16 anos depois, as 6h de Guaporé!

GUAPORECASCAVEL – Recebi do Telmo Júnior Pereira, da Associação Guaporense de Automobilismo, um convite acompanhado de boa notícia: as Seis Horas de Guaporé serão retomadas em 2016. O convite seria para correr, o que é praticamente certo que não vai acontecer, mas uma ida à Serra Gaúcha para acompanhar isso de perto sempre é opção a considerar. E vai ser dia 20 de agosto, mês de Olimpíada e, por isso, com pouca corrida, penso que vai ser fim de semana sem trabalho. Vou a Guaporé.

A foto que ilustra esse post não é das Seis Horas. É de uma das etapas de 2015 do bom e sólido Gaúcho de Endurance, copidesquei-a do site Bate Roda e não sei a qual fotógrafo creditá-la (cabe lembrar que o regulamento da corrida em Guaporé é restrito a carros de turismo e não admite a presença de protótipos, ao contrário do que a foto pode sugerir). A última edição das Seis Horas, segundo conta o Telmo, aconteceu no ano 2000. No século passado, portanto. A deste ano vai acontecer no dia 10 de setembro (quando da postagem original a data prevista era 20 de agosto, atualizei esse dado tempos depois), com largada às quatro da tarde. A inscrição é cobrada por carro, e não por piloto, o que torna a participação um tanto mais em conta: são R$ 1.500 por carro para quem confirmar inscrição até dia 1º de agosto; nas três semanas finais a taxa será de R$ 2.000, ainda assim bastante em conta. As equipes podem inscrever até quatro pilotos em um carro.

Cada piloto terá de conduzir o carro por pelo menos uma hora na corrida, exceção óbvia aos casos de abandono. Não será aceita a inscrição de um mesmo carro em mais de uma categoria. Os pilotos, esses sim, poderão se inscrever em mais de uma categoria. E todo mundo que chegar ao fim da corrida receberá troféus no pódio, na mesma cerimônia que vai premiar os três melhores duos, trios ou quartetos de cada classe.

Cada carro inscrito terá direito a uma placa indicativa padronizada com o nome da prova, o número do carro e o nome dos pilotos, para identificação nos boxes. Durante o briefing serão sorteados vales-combustível, vales-hotel e vales-alimentação, entre outros vales e brindes, entre os pilotos participantes. Antes da largada, todos os carros com o melhor tempo de suas categorias serão alinhados na primeira fila para cerimônia de entrega dos troféus de pole position.

A corrida terá subdivisão em três categorias. Três delas antecipam detalhes técnicos no convite enviado pelo Telmo: Super Turismo – motores aspirados e turbo até 2.100 cc, de 8 ou 16 válvulas, peso mínimo de 950 kg, admissão de câmbio sequencial e de alterações no assoalho e no posicionamento de motor e câmbio, rodas com aro até 18 polegadas, pneus slick, freios e amortecedores livres; Turismo 2000 – motores aspirados até 2.100 cc, com peso mínimo de 950 kg para os de motor de 16 válvulas e de 800 kg para os de 8 válvulas, permissão para câmbio nacional, rodas com aro até 13 polegadas, pneus slick, freio e amortecedores livres; Turismo 1600 – motores aspirados até 1.650 cc, peso mínimo do carro de 800 kg para os de 8 válvulas e de 850 quilos para os 16 válvulas, rodas com aro até 13 polegadas, pneus slick, freio e amortecedores livres. As outras três categorias são Marcas 1.6, Marcas 1.4 e Copa Fusca, que oferecerão às equipes o mesmo regulamento técnico do Campeonato Gaúcho de Automobilismo.

Não seria má ideia, até, chamar três amigos para rachar a conta e inscrever o Escort #66 na corrida. A obrigatoriedade dos pneus slick me espantou antes mesmo de pensar direito na ideia. Teríamos de mudar o carrinho todo.

Pilotos e equipes interessados têm à disposição, para mais informações a respeito da prova, os telefones (54) 3443-1110 e 9669-6469.

Um pensamento sobre “16 anos depois, as 6h de Guaporé!

  1. Pingback: Provas longas, o diferencial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s