Novo campeonato em Piracicaba

ecpa-adilson-zavarize

A foto produzida pelo Adilson Zavarize mostra a chuvosa etapa final da Copa ECPA de Marcas & Pilotos do ano passado: Piracicaba vai ser, a partir de fevereiro, a quarta pista do meu pobre currículo

CASCAVEL – Dá gosto observar uma tendência adicional das corridas de Marcas & Pilotos 1.6 no automobilismo brasileiro. Além dos sempre atrativos campeonatos regionais, a categoria tem consolidado corridas próprias de longa duração. O exemplo mais evidente é o da Cascavel de Ouro, que nas três últimas edições ateve seu grid aos modelos de produção em série, sem divisão de categorias. Na carona da corrida daqui, e para se suprir o que se pode considerar uma lacuna no calendário paulista, acabaram de lançar as 8 Horas de Interlagos.

E não para por aí. Uma das novidades de 2017 é a Copa ECPA de Endurance, que terá a primeira de suas quatro etapas no dia 4 de fevereiro, um sábado, e as datas das outras três etapas, ainda indefinidas, serão comunicadas aos pilotos durante o evento do mês que vem. ECPA é a sigla para Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, cuja sede contempla autódromo, kartódromo e uma baita estrutura para eventos automobilísticos e automotivos. O que não significa o fim das corridas curtas da Copa ECPA de Marcas & Pilotos – essa, que existe desde 2001 e assumiu o formato atual quando a pista foi asfaltada em 2008, mantém suas seis etapas, em calendário alternado com o das provas de longa duração.

Atenhamo-nos ao Endurance, que é o propósito desse post. A corrida do dia 4 terá duração de três horas. Os pilotos podem participar em duplas ou em trios. Os carros seguem o regulamento técnico do Campeonato Paulista de Marcas & Pilotos. Há uma particularidade no regulamento desportivo: o grid também estará liberado para os carros da categoria Tubular, que costumam oferecer tempos de volta cerca de três segundo mais rápidos que os de Marcas. O grid das Três Horas de Piracicaba (acabei de batizar assim) estará restrito a 32 carros e, caso esse limite seja superado, haverá duas corridas, uma para Marcas e outra para F-Tubular; se ficamos dentro da cota dos 32 carros todos vão juntos para a pista, obviamente com classificação em separado. Aposto em duas corridas separadas, considerando que há cerca de 25 carros da F-Tubular na ativa atualmente, nas provas de asfalto e de terra – são os mesmos carros.

Essa corrida vai ser o meu primeiro compromisso em automobilismo no novo ano. Recebi e aceitei o convite do Guilherme Reischl e do Luís Piccolo para integrar um dos quatro trios da Phoenix Competições. Vai ser a 12ª corrida do meu ainda parco currículo, pela quinta equipe diferente. Pode ser, espero que seja, meu quinto pódio no automobilismo.

Enfim, as inscrições para a primeira etapa da Copa ECPA de Endurance custam R$ 1.200,00 por carro, independente de haver dois ou três pilotos no carro. Informações mais detalhadas para encaminhamento do procedimento de inscrição podem ser colhidas pelo fone (19) 3438-7174, do ECPA.

guilherme-reischl

Partiu do Guilherme Reischl, gaúcho que conheci no Porsche GT3 Challenge, o convite para eu estar no grid das 3 Horas de “Pira”. Vou correr pela mesma equipe que ele, a Phoenix Competições, do Luís Piccolo

Anúncios

Um pensamento sobre “Novo campeonato em Piracicaba

  1. que legal Luc que virá para cá, comentei com vc tempos atrás no seu twitter sobre correr aqui no ECPA, prepara o braço pois não tem reta longa pra descansar…rs…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s