As 8 Horas de Interlagos

paulista

O grid das 8 Horas de Interlagos (o nome correto é “1º Endurance do Marcas & Pilotos”) deverá reunir os modelos Fiat Palio, Fiat Uno, Ford Fiesta, Ford Focus, Ford Ka, GM Celta, GM Corsa, Renault Clio e VW Gol

CASCAVEL – Eu jurava já ter publicado algo a respeito, mas procurei no blog e não encontrei. Talvez tenha feito confusão com algo postado no Facebook. Enfim, é fato que o dia 18 de fevereiro vai marcar o início de uma nova história no automobilismo brasileiro, com a realização das 8 Horas de Interlagos.

Bem, a corrida na verdade não tem esse nome. Já me falaram o motivo, que me foge agora, mas eu prefiro chamá-la assim, de 8 Horas de Interlagos. A menos que os promotores convoquem um motim capaz de barrar minha inscrição, é nesses termos que vou tratá-la pelos próximos quarenta dias. Acho pomposo. Bobagem minha.

Enfim, o evento “Endurance Interlagos” terá corridas nos dias 18 e 19, de várias categorias. No caso específico das 8 Horas, o grid estará restrito aos carros da Marcas & Pilotos 1.6 (categoria que tanto vai render assunto no automobilismo em 2017…). Largada às quatro da tarde, chegada à meia-noite, com pódio provavelmente também à meia-noite – a corrida terá bandeira quadriculada exatamente no fim do horário brasileiro de verão, o que retrocederá os relógios às onze da noite. O regulamento determina oito pit stops obrigatórios, sem janela de tempo pré-determinada. Sete deles têm duração mínima de quatro minutos; outro terá mínimo de 15 minutos.

Nem é necessário fazer comparações com a Cascavel de Ouro, que desde 2014 transcorre sob regulamento parecido e com carros da mesma categoria. “O regulamento de Cascavel deu certo e teremos um parecido na corrida de fevereiro”, foi o que ouvi de Aldo Piedade Júnior quando anunciou em julho, durante o briefing da oitava etapa do Paulista de Marcas, a realização da corrida. Piedade Júnior é piloto instrutor da escola Alpie e parceiro do Interlagos Motor Clube e do Instituto Auto Brasil, organizadores do evento que terá obviamente supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo.

A diferença mais notável em relação à Cascavel de Ouro está na duração da disputa – a corrida cascavelense tem apenas (apenas?) quatro horas. Outra diferença diz respeito à taxa de inscrição, que é cobrada por carro, e não por piloto. São R$ 6 mil por carro. O número de pilotos por carro é o mesmo nas duas provas – duplas ou trios.

As pré-inscrições, aliás, já estão em andamento. Devem ser encaminhadas por e-mail, para o endereço imc@interlagosmotorclube.com.br. As mensagens devem conter nome completo de cada piloto, seu “nome artístico” (campos em que eu preencho obviamente Luciano Diniz Monteiro e Luc Monteiro), marca e modelo do carro inscrito, número do cadastro na Confederação Brasileira de Automobilismo (é o que consta na carteira de piloto), nome da equipe, contatos telefônicos e de e-mail e o número do carro. Em caso de dois ou mais carros serem pré-inscritos sob o mesmo número, terá preferência no número em questão a equipe que efetuar primeiro todo o procedimento – confirmação de pagamento incluída. Os regulamentos técnico e desportivo do 1º Endurance do Marcas & Pilotos, esse é o nome oficial, podem ser consultados nesse link aqui. O número de carros participantes? Bem, aí o trabalho vai ser bem árduo, e sei muitíssimo bem do que falo. Para dar um palpite, e meus palpites são sempre certeiros, arrisco que vamos igualar na primeira edição da prova paulista os 42 carros que foram inscritos na Cascavel de Ouro de dois meses e meio atrás.

Como imagino que o Luís Filgueiras vai trocar o sossego de Juiz de Fora por um fim de semana de diversão em Interlagos, terei de pensar em uma alternativa ao 66 velho de guerra. Será que posso me inscrever como 66-B?

Anúncios

5 pensamentos sobre “As 8 Horas de Interlagos

  1. Pingback: BLuc

  2. Pingback: Inscrição com subsídio e mais pilotos – BLuc

  3. Pingback: Team Ginetta, a bola da vez – BLuc

  4. Pingback: 8 Horas: vai ter prêmio em dinheiro – BLuc

  5. Pingback: 8 Horas: equipe definida – BLuc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s