O Festival Brasileiro de 2016

festival-t-oliveira

Thiago Oliveira, com o Celta número 105 da AGB Preparações, é mineiro de Belo Horizonte. Por morar em Curitiba, acaba sendo, na prática, o único representante paranaense na pista.

CASCAVEL – O Festival Brasileiro de Marcas & Pilotos 1.6 chega à sua oitava edição em Curvelo. Com 19 carros inscritos, o grid no Circuito dos Cristais terá seis modelos de carros de Fiat, Ford, GM e Volkswagen. Os 25 pilotos participantes, apresentados na relação aí abaixo, representam sete estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

A Federação Mineira de Automobilismo e o Automóvel Clube de Belo Horizonte ofereceu premiação de largada para as inscrições efetuadas até determinado prazo. Tinha tudo para ser uma festa esportiva ainda maior no que diz respeito ao número de carros participantes. Os custos considerados elevados para o deslocamento até o interior mineiro têm sido a justificativa das equipes do Sul, por exemplo, para não terem inscrito seus carros.

Há um gaúcho entre os participantes, o Fabiano Cardoso, que mora em Minas Gerais. Em mão inversa, a representação paranaense nesta edição acaba adaptada pela presença de Thiago Oliveira, que é de Belo Horizonte, mas reside em Curitiba. A programação teve início hoje, sexta-feira, com quatro treinos livres.

O sábado terá mais um treino livre, a partir das 11h15. A tomada de tempos classificatória vai começar às 14h30 e a primeira das três corridas terá abertura de box às 14h30. No domingo, depois de um treino de aquecimento marcado para as 9h, a programação da segunda corrida vai começar às 11h e a da terceira, às 14h30. Todos os resultados são disponibilizados em tempo real no site da Race Monitor.

festival-gol

O Gol é o modelo mais frequente no grid em Curvelo, com seis exemplares, como os das duplas Leandro Freitas/Wanderson Freitas e Lisandro Cardoso/Lamartine Pinotti. Também há três Celta, três Corsa, dois Uno, dois Palio, dois Ka e um Fiesta

A relação dos pilotos participantes do Festival Brasileiro, como prometido:

0 – Renato Constantino (DF), GM Celta

2 – João Guimarães Neto (MG), Fiat Uno

31 – Thiago Azalini (DF), GM Celta

36 – Felipe Rabello (MG), Fiat Palio

38 – Yuri Tomé/Alexandre Seda (MG/RJ), VW Gol

41 – João Lemos (SP), GM Corsa

44 – Gabriel Correa (GO), Ford Ka

46 – Edson do Valle (GO), Ford Ka

50 – Luiz Fernando Moura (ES), GM Corsa

53 – Zigomar Júnior/Wilton Pena (SP/MG), VW Gol

66 – Luís Guilherme Filgueiras (MG), VW Gol

71 – Alexandre Souza (SP), Ford Fiesta

74 – Francisco Paiva Júnior (RJ), GM Corsa

77 – Leandro Freitas/Wanderson Freitas (MG), VW Gol

87 – Gustavo Mascarenhas/Fabiano Cardoso (MG/RS), Fiat Uno

88 – Flávio Costa Martins/Renato Rabello (MG), Fiat Palio

98 – Paulo César Pena (MG), VW Gol

105 – Thiago Oliveira (MG), GM Celta

777 – Lisandro Cardoso/Lamartine Pinotti (BA/SP), VW Gol

A primeira edição do Festival Brasileiro de Marcas & Pilotos 1.6 aconteceu em Cascavel em 2009. O campeão foi do paranaense Marco Romanini, piloto da casa. Em 2010 a competição teve duas fases, em Curitiba e Viamão. O título foi do gaúcho Régis Boessio, de Canoas. Em 2011, retomado o formato de corridas em programação única, Curitiba recebeu a competição e o campeão foi Marcel Sedano, catarinense de Porto União. Curitiba foi a sede também em 2012, ano do segundo título de um piloto de Cascavel – no caso, Luiz Fernando Pielak. Cascavel disparou na liderança da estatística em 2013, com outro piloto da cidade, Leandro Zandoná, conquistando o título disputado em Guaporé. Em 2014, novamente em Curitiba, o título foi de Gabriel Corrêa, de Goiânia, que é o único campeão presente à edição deste ano em Curvelo. No ano passado, os dirigentes gaúchos providenciaram boa premiação em dinheiro para a edição em Guaporé. O título ficou com um piloto da casa, Analino “Choka” Sirtuli, de Gravataí.

festival-boxes

O Circuito dos Cristais, em Curvelo, é o quinto autódromo brasileiro a receber as disputas do Festival Brasileiro de Marcas & Pilotos 1.6 em oito anos de existência da competição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s