31,3 mil km. Haja disposição!

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Entre treinos e corridas, completamos mais que três quartos de uma volta na Terra. Mas o traçado do autódromo de Cascavel é bem mais divertido que a hipotética reta da linha equatorial

CASCAVEL – Dizer que os pilotos afundaram a pista do autódromo de Cascavel no último fim de semana quase foge à força de expressão. Não é por menos. Entre os treinos que abriram a programação de sexta-feira à corrida de domingo à tarde os 42 carros inscritos na 30ª Cascavel de Ouro completaram exatas 10.241 voltas. Os 100 pilotos percorreram, em três dias, 31.316,97 quilômetros, o equivalente à distância do portão do autódromo ao lugar para onde às vezes dá vontade de mandar alguém.

Com um pouco mais de precisão que o destino que vez o outra pensamos para os menos prezados, passamos durante o fim de semana da Cascavel de Ouro dos três quartos de uma volta na Terra pela Linha do Equador. Sim, eu sei, essa volta seria impossível por vários motivos – o traçado extremamente modorrento faria qualquer um dormir ao volante, o carro quebraria antes de completar os 40.075 quilômetros da volta, essa pista ainda não foi asfaltada e se fosse já haveria centenas de ratos entrando no rateio do dinheiro desviado, e por aí vai; fiquem à vontade para enumerar mais motivos para não podermos dar uma volta no planeta pela linha equatorial.

Quem mais gastou álcool no fim de semana foi a dupla formada por Gustavo Myasava e Edson Coelho Júnior, com 363 voltas. Isso dá mais que nove vezes o total completado pela família Lima, de Walter e seus filhos Júnior e André, mas colocar os três nessa conta chega a ser uma quase fraude, posto que a participação deles acabou ainda na sexta-feira, num acidente depois de 40 voltas.

A conta mais alta no posto de combustível do autódromo parece ter sido a da Sensei Sushi Bar-Sorbara Motorsport. No ranking dos que percorreram maior quilometragem, seus três trios apareceram em segundo, terceiro e quarto lugar, somando 978 voltas, ou 2.990,7 quilômetros.

Aqui, sim, foi modo de dizer – essa analogia boba que fiz à bomba de etanol. A Sérgio Ferrari Racing Team, com cinco carros, totalizou 1.191 voltas completadas durante a programação, ou 3.642 quilômetros. A Stumpf Preparações e a Paraguay Racing, que vêm a ser exatamente a mesma equipe, também tiveram cinco carros na pista se aproximou bastante desse número, com 1.181 voltas, perfazendo 3.611,4 quilômetros. Dos cinco carros da equipe, o de Odair dos Santos e Thiago Klein, novos vencedores da Cascavel de Ouro, foi o que mais vezes passou por cada trecho da pista, exatamente 269 vezes – houve 15 duplas ou trios que totalizaram mais que isso.

Enquanto tomava um café quentinho na casa da minha mãe, anotei num almaço (achava que os almaços nem existissem mais) as voltas que cada carro completou em todos os treinos e corridas e somei um por um. O levantamento segue abaixo, sem a mancha redonda de café que deixei no almaço onde também repousei a xícara.

 

Gustavo Myasava/Edson Coelho Júnior (GM Celta/Caús Motorsport), 363 voltas

Beto Monteiro/Guilherme Salas/Daniel Kaefer (GM Celta/Sensei-Sorbara Motorsport), 337 voltas

Ângelo Giombelli/Felipe Carvalho/Ingmar Biberg (GM Classic/Sensei-Sorbara Motorsport), 327 voltas

Galid Osman/André Bragantini/Caíto Carvalho (GM Celta/Sensei-Sorbara Motorsport), 314 voltas

Ricardo Sperafico/Miguel Laste/ Rodrigo Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 313 voltas

Raulino Kreis Júnior/Guto Baldo/Marcelo Cancelli (VW Gol/MP Preparações), 308 voltas

Alexandre Seda/Francisco Júnior/Paul Lanfredi (VW Gol/Motor Fast), 307 voltas

Anderson Portes/Juliano Bastos (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 305 voltas

Júnior Niju/Michel Giusti (VW Gol/FF Racing), 304 voltas

Edson Massaro/Gastão Weigert (VW Gol/Speed Car), 299 voltas

Renato Constantino/Luciano Lobão/Rafael Suzuki (GM Celta/Modena Racing), 299 voltas

Gustavo Magnabosco/Davi Dal Pizzol (VW Gol/Peim Competições), 284 voltas

Lorenzo Massaro/Cleves Formentão (VW Gol/Speed Car), 272 voltas

João Paulo Gelain/Marcelo Beux (VW Gol/Speed Car), 272 voltas

Odair dos Santos/Thiago Klein (VW Gol/Paraguay Racing), 269 voltas

Eduardo Zambiazi/Thiago Menegaz (Ford Fiesta/Cezarotto Motorsport), 269 voltas

Fábio Tokunaga/Paulo Henrique/Mário Garibaldi Filho (VW Gol/RPM Escola de Pilotos), 265 voltas

Raphael Reis/Pedro Cardoso (Fiat Palio/L&L Motorsport), 265 voltas

Fernando Dalabona/Thiago Azalini (Fiat Palio/Landerson Competições), 265 voltas
Gilliard Chmiel/Gelmar Chmiel Júnior (VW Gol/Stumpf Preparações), 264 voltas

Valmor Emílio Weiss/Ariel Barranco (VW Gol/RB Motorsport), 252 voltas

Renato Braga/Leandro Reis (GM Celta/Pimba Competições), 247 voltas

Leônidas Fagundes/Vinicius Fagundes/Guilherme Sirtoli (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 227 voltas

Edson Bueno/Diogo Pachenki (VW Gol/Paraguay Racing), 226 voltas

Marcel Sedano/Ruslan Carta Filho (VW Gol/Stumpf Preparações), 225 voltas

Júnior Caús/Marlon Bastos (GM Celta/Caús Motorsport), 225 voltas

Paulo Bento/Gabriel Corrêa/Carlos Souza (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), 223 voltas

Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (VW Gol/AGB Preparações), 219 voltas

Andrei Tasca/Rogélio Faoro/Paulo Pizzoni (VW Gol/Rally Cascavel Motorsport), 216 voltas

Leandro Romera/Luc Monteiro/Paulo Salustiano (VW Gol/Speed Car), 208 voltas

Luiz Fernando Pielak/David Muffato (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), 206 voltas

Sandro Moura/Cido Morais (VW Gol/Ribecar), 198 voltas

Natan Sperafico/Guilherme Sperafico (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 198 voltas

Pedro Pimenta/Vinicius Margiota/Alexandre Navarro (VW Gol/Paraguay Racing), 197 voltas

Larissa Cruzeiro/João Lemos/Rogério Cruzeiro (Ford Ka/Classe A), 196 voltas

Wilton Pena/Jefferson Gomes/Eber Gomes (VW Gol/PaceCar Motorsport), 192 voltas

Thiago Oliveira/Thiago Rausis (GM Celta/AGB Preparações), 192 voltas

Wellington Justino/Rodrigo Cruvinel (GM Corsa/MG Sports), 168 voltas

Higor Hoffmann/Rodrigo Helger (GM Corsa/Ribecar), 165 voltas

Leandro Zandoná/Marco Romanini (Ford Fiesta/Ferrari Motorsport), 148 voltas

Wanderley Faust/Fabiano Cardoso (Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team), 148 voltas

Walter Lima/André Lima/Walter Lima Júnior (Ford Fiesta/Lemans Racing), 40 voltas

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2 pensamentos sobre “31,3 mil km. Haja disposição!

  1. O evento foi Maravilhoso. Ficar quatro horas a frente de um televisor só mesmo assistindo Cascavel de Ouro.
    Assisti até os treinos pelo livetime.
    Que venha o próximo ano.
    Antes vamos ver Curvelo no Campeonato de Turismo.
    Vamos torcer para Vc narrar a corrida
    Abraços.

    • O Edinho, por motivos dele, relutou desde o ano passado ao meu convite para vir disputar a Cascavel de Ouro. Parece que gostou da brincadeira, o que é ótimo – ter um piloto do nível dele no nosso evento é muito bom para todos. Quanto a Curvelo, estarei com vocês, sim. Vou narrar a corrida de sábado na transmissão ao vivo pelo site Grande Prêmio. Grande abraço, honrado pela companhia de sempre.

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