Gaúchos dando aula

ENDU 1.jpg

CASCAVEL – Afirmar que o universo sul-rio-grandense dá aula ao resto do país quando o assunto é automobilismo às vezes beira a redundância, tamanhos são o empenho e a devoção da gauchada no fomento aos bons eventos. A nova cartada do lado de lá do Mampituba é o Festival Brasileiro de Endurance, programação que será desenvolvida pela primeira vez neste domingo, dia 3, em Viamão. A programação, extensa e das mais atrativas, destaca a disputa dos 500 Quilômetros de Tarumã. A Copa Classic e o Track Day Trofeo Experience Pirelli vão complementar a festa.

Haverá categorias para todos os tipos imagináveis de carros nos 500 km de Tarumã. Imagino quão metódico será o trabalho de organização do pódio no fim da tarde de domingo – nem tão fim da tarde assim, já que a largada será dada às 10h40 e a previsão de duração é de menos de cinco horas, caso não chova – não vai chover.

O material de divulgação que recebi da Glauce Schutz enumera os protótipos MR18, MRX, MCR, Tubarão, Tornado, Spyder, Scorpion e 1R, além de Porsche e Lamborghini, nas classes GP1, P2 e P3, além de uma infinidade de outros carros de turismo – as fotos que ilustram esse post, produzidas pelo Dudu Leal, dão uma leve ideia de quão variado é o grid gaúcho. A lista de inscritos apontava 26 carros até ontem. Deve passar de 30 até o início do primeiro treino livre, na manhã de sexta-feira.

Se há um lugar onde o Endurance sobrevive, todos sabemos, esse é o Rio Grande do Sul. Sobrevive muito bem, diga-se de passagem, com o fortíssimo Campeonato Gaúcho da categoria. Os 500 km vão valer pela abertura da temporada estadual, também, além de contar como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, cujas outras etapas serão os 500 km de Santa Cruz do Sul, em 19 de junho, os 500 km de São Paulo, dia 18 de setembro no Velo Città, e as 500 Milhas de Londrina, dia 26 de novembro.

ENDU 2Já que falei da gauchada, cabe menção rápida ao trabalho da AGA, Associação Guaporense de Automobilismo, no resgate da prova Seis Horas de Guaporé, que volta ao calendário com a décima edição de sua história. A corrida vai acontecer só no dia 10 de setembro. Ainda assim, Telmo Júnior e seu batalhão organizador já contabilizam 43 carros confirmados no grid. Vão passar dos 60, não tenho dúvida. Estou fora desse grid por ser fim de semana de Copa Petrobras de Marcas em Interlagos. Mas que o pé coçou, isso coçou.

Em termos de automobilismo a gauchada dá aula, não há como negar.

Anúncios

Um pensamento sobre “Gaúchos dando aula

  1. show Luc!valeu o apoio de sempre!vou andar esse ano por aqui na Endurance de Lamborghini com Poeta e Toso.

    grande abraço ve se aparece por aqui numa dessas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s