Classic Cup em Curitiba, segundo dia

DIA 2 1

CURITIBA – Não ia encher o saco de ninguém com vídeo de treinos hoje, os das câmeras onboard que provavelmente só eu tenha paciência de ver por ter sido eu na pista. Afinal de contas era o sábado da primeira prova na etapa extracampeonato que a Classic Cup promove no Autódromo Internacional de Curitiba e só interessaria, mesmo, ver a corrida. Mas não teve corrida. Quer dizer: teve, mas não para mim.

O dia começou, claro, com um treino livre. O primeiro treino oficial, para ser mais exato. Foi onde consegui o que foi minha volta mais rápida até aqui, 1min49s466. Faltou pouco para atingir a meta que tracei para esse treino, que era entrar na casa de 1min48s. Melhorei 1s2 em relação ao primeiro dia, apesar de duas rodadas na curva de entrada do miolo do circuito e de duas saídas de pista ao fim da reta dos boxes. Meu problema, por assim dizer, é que os adversários da minha categoria, a Turismo N, foram lá e baixaram sem tempos de volta bem mais. O vídeo a seguir mostra bem como foi a manhã.

A tomada de tempos aconteceria com o sol a pino, pista bem mais quente. O Escortinho calça pneus radiais, asfalto escaldante não é exatamente o melhor cenário para essa combinação. Manter algo em torno de 1min49s4 sob tais condições seria bom negócio. Sem referenciais imediatos, imaginei, durante as voltas que dei, que a meta estivesse cumprida, talvez superada. Doce ilusão. Quando desci do carro, alguém me perguntou se tinha virado bem. O Tarso Marques Lima estava me esperando no parque fechado e antecipou a resposta: não, não virou bem; virou mal. 1min50s785. Caramba, não era para ter piorado tanto. Mas piorei. E acrescentei à minha ficha mais três rodadas, bem bobas, na entrada do miolo. Tem a onboard do treino classificatório, também.

Fiquei em 22º no grid geral, quarto na categoria Turismo N. Aí viria o vídeo válido do dia, o da corrida, que cheguei a imaginar sob vários aspectos. Quando abriram a saída de box, o Marcelo Gomes, que divide com o Tarso a duvidosa condição de meu chefe de equipe, disse-me que eu passasse apenas uma vez pelo pit lane, procedimento que dá direito a mais uma volta de instalação, e fosse direto para o grid. Eu largaria pelo lado esquerdo, o de fora, e havia planejado me atirar para a fila de dentro, mas não saberia como tomar a primeira curva, de baixíssima velocidade. Assim, passei duas vezes por dentro dos boxes. Seriam três voltas de instalação e grid. Ao fim da reta, nessas três voltas, permaneci na linha da direita, simulando na tomada do S de baixa o que talvez precisasse fazer se conseguisse estar ali depois da largada.

Tudo em vão, na prática. Quando me preparava para tomar meu lugar no grid, uma quebra de homocinética na saída do Pinheirinho me deixou na dependência de reboque para conseguir chegar aos boxes. Lá chegando, Amauri e Tarso olharam rapidamente a situação que eu descrevera e decretaram: esquece, fim de papo.

Fiquei fora da primeira prova. Não larguei. Foi uma frustração que não sei se vocês conseguem imaginar. Na corrida, o Rafa Gimenez, favoritaço da Turismo N, acabou sofrendo uma punição por queima de largada, disse não ter visto a placa com a ordem de drive-thru e, sem cumpri-lo, foi excluído da prova. A vitória na classe acabou ficando com o Milton Borges Vieira, que largou em 21º no grid geral. Flavio Gomes e Márcio Pacheco foram segundo e terceiro. Eu teria total condição de estar nessa briga. Daria pódio, com certeza, mas os deuses do reino das homocinéticas acharam melhor não.

Ficou para amanhã. Amauri providenciou com carinho os reparos que o carrinho necessitava para o complemento da jornada. Teremos largada às 13h25, com livetiming no site da Cronoelo. Vou largar lá do fim da fila. Vai ser divertido, ao que tudo indica. E vem pódio, pelo menos. Quanto às fotos deste post, a primeira é da lavra do spríntico Rodrigo Guimarães; a segunda, logo aqui abaixo, da Cíntia Azevedo.
IMG-20160319-WA0060

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s