A caminho da unificação

CORRIDA 2SÃO PAULO – A comunidade automobilística que tem olhos para as categorias regionais tem batido bastante, ultimamente, na tecla da unificação dos regulamentos técnicos de todos os campeonatos da categoria Marcas & Pilotos 1.6. O próprio presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, chegou a se colocar à disposição desse propósito quando o assunto veio à tona no início do mês, durante o Festival Brasileiro da categoria, que neste ano ocorreu em Guaporé. Escrevi algumas linhas a respeito, na ocasião.

A disputa no Rio Grande do Sul foi marcada por uma série de desclassificações de ordem técnica. E por quê? Porque os pilotos levaram à Serra Gaúcha carros construídos e adaptados aos regulamentos dos campeonatos regionais dos quais participam durante o ano todo. São padrões diferentes, o que se permite em um regional é proibido em outro, e alguns pilotos foram excluídos da competição por conta disso.

É um panorama que dificulta, também, a participação dos pilotos de São Paulo no campeonato do Centro-Oeste, ou dos de Cascavel no do Rio Grande do Sul, e por aí vai. Ou ia.

Hoje houve reunião em Curitiba, na sede da Federação Paranaense de Automobilismo, entre os presidentes de clubes promotores de provas. Juraci Massoni, que dá as cartas no clube lá de Cascavel, desembarcou há pouco na cidade e tratou de informar aos interessados que a reunião definiu pela unificação dos regulamentos técnicos para os campeonatos de Cascavel, Londrina e Curitiba – sim, no Paraná cada cidade com autódromo tem seu próprio campeonato, o que talvez não seja o ideal, mas é assim que funciona há quase 15 anos.

Não conversei mais a fundo a esse respeito com o Juraci, não sei se cada clube cedeu um pouco para que todos chegassem a um formato único ou se a FPrA simplesmente impôs seu regulamento a todos, e se foi isso que aconteceu também não está errado.

O Paraná deu o exemplo dentro de suas divisas. Tomara que o exemplo seja suficiente ao presidente Pinteiro, ao Dadai, a todo mundo da CBA para que tome providência semelhante em âmbito nacional. A categoria de Marcas & Pilotos 1.6 é a única que compõe todos os campeonatos regionais de automobilismo existentes no país. Merecem ser unificadas para que os pilotos daqui possam ter novas experiências ali sem que isso lhes exija gastos às vezes exorbitantes com modificações nos carros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s