Festival confirmado, sim!

FESTIVAL

CASCAVEL – Circulou neste início de semana entre a rapaziada que consome o bom e velho automobilismo regional uma série de rumores acerca do que seria o cancelamento do Festival Brasileiro de Marcas & Pilotos 1.6. Acompanhei isso um tanto de longe, enquanto tratava de voltar para casa depois da maior ausência da temporada.

Rumores, nada mais. A competição vai acontecer, sim, nos dias 5 e 6 de dezembro, no aconchegante Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro, na não menos aconchegante Guaporé. Alguns colegas de pista cá de Cascavel já haviam corrido atrás de tirar a história a limpo. Luiz Fernando Pielak, campeão do Festival em 2012, já tinha falado com Mirnei Antonio Piroca, que é diretor de provas da CBA e está à frente da organização compartilhada entre Federação Gaúcha e Associação Guaporense de Automobilismo.

Falei com o Mirnei agora há pouco. Ele confirmou que o Festival vai acontecer na data prevista, sim, e que já há cerca de 30 carros inscritos – neste campeonato a taxa de inscrição, de 1.200 reais, é cobrada por carro, não importando se o carro terá um, dois ou três pilotos. O título brasileiro de 2015 será definido em três baterias de 25 minutos e mais uma volta. “Não tem o menor cabimento dizerem que o Festival não sai. Sai, sim. O dinheiro da premiação já está viabilizado e tudo está pronto para recebermos as equipes”, garantiu o Mirnei. “Por enquanto estamos com 30 carros no grid, mas vale lembrar que o Campeonato Gaúcho (de Marcas) terminou agora, no fim de semana, e só agora é que algumas das equipes daqui estão começando a se organizar para disputar o Festival, então acho que esse número vai subir bastante. Mas seja com 50 ou com 30 carros o evento está confirmadíssimo”, insistiu.

Haverá premiação em dinheiro aos cinco primeiros colocados do Festival em Guaporé. Dinheiro que será entregue aos pilotos no pódio, nada de anotar conta bancária para depósito na segunda-feira, nada de vale-pneus ou coisa do gênero. Serão 7.500 reais em grana viva para o campeão, 5.000 para o vice, 3.000 para o terceiro, 2.500 para o quarto e 2.000 para o quinto.

O evento é da CBA, que providencia o transporte dos carros de competição até Guaporé em carretas-cegonha – já sei que na quarta-feira vai sair uma dessas aqui de Cascavel, que teve lotação garantida só com os carros daqui, e olhem que duas equipes vão levar seus carros por meios próprios.

A foto lá de cima foi produzida pela Cíntia Azevedo na bateria final do Festival Brasileiro de 2014, em Curitiba. Ela mostra o Marco Romanini liderando a corrida com o Renault Clio, à frente do Peugeot 207 do José Cordova, do Ford Ka do Gabriel Corrêa e do VW Gol do Jorge Martelli. Esse resultado daria o segundo título ao Romanini, que teve o carro quebrado logo em seguida. Martelli ganhou a corrida, Corrêa levou o título.

Romanini foi campeão da primeira edição do Festival, realizada em 2009 em Cascavel, sua cidade, com um VW Gol da Stumpf Preparações. Em 2010, a competição aconteceu em duas fases, nas pistas de Curitiba e Tarumã. O título foi de Régis Boessio, hoje piloto da Fórmula Truck, que correu com o GM Celta da Fast Racing. Em 2011 o Festival aconteceu em Curitiba e a Stumpf Preparações foi campeã pela segunda vez com Marcel Sedano, paranaense de Porto União, também pilotando um VW Gol. As três últimas edições tiveram pilotos da cascavelense Ferrari Motorsport como campeões: Luiz Fernando Pielak e Leandro Zandoná, cascavelenses inscritos com o modelo Ford Fiesta, trouxeram os títulos de 2012 e 2013, disputados em Curitiba e Guaporé; Gabriel Corrêa, goiano, ganhou edição a do ano passado em Curitiba com um Ford Ka.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s