Há três anos

Camilo 01

CASCAVEL – O Facebook, na falta de coisa melhor a fazer, passou nos últimos tempos a resgatar momentos de eras passadas pela data. Meu perfil lá não faz isso, suponho que tenha de habilitar algo que ainda não procurei, sou sempre o último a surfar nessas ondas virtuais.

Fato é que essa ferramenta de resgatar postagens de anos passados me fez ver, hoje, uma foto que o Duda Bairros, fotógrafo da Vicar, postou em 5 de agosto de 2012. Foi o Carsten Horst quem fotografou o gaúcho fotografando, de um helicóptero em voo, a etapa de Jacarepaguá da Copa Petrobras de Marcas. Era o segundo ano da categoria, que eu acompanhava bem pouco. Foi minha estreia na Copa Petrobras e no time da Vicar.

Naquele ano as etapas da Copa Petrobras eram transmitidas ao vivo pela Rede TV!. Celso Miranda, narrador de então, estava fora de combate por uma causa nobre: estava em Londres na cola dos Jogos Olímpicos. A Vanda Camacho era a diretora do evento e, imagino que sob indicação do Jorjão Guirado, me telefonou cinco dias antes da etapa consultando minha disponibilidade para substituir o Celso em Jacarepaguá.

Oportunidade das mais interessantes, eu diria que irrecusável, mas pedi à Vanda algumas horas de prazo para dar uma resposta. Nossa agência jornalística, em 2012, era responsável pela assessoria de imprensa da Fórmula Truck e a etapa do Marcas o Rio coincidiria com a prova da Truck em Cascavel. Tirar o time de campo na Truck exatamente na etapa da minha cidade traria algumas implicações complicadas, e o primeiro passo seria convencer o Clóvis Grelak, meu sócio, de que não poderia estar por aqui.

Passei o dia rondando a sala do Clóvis. Naquela terça estendemos o expediente até o início da noite. Convidei-o, por volta das sete, a um café no shopping ao lado – um ritual que cumpríamos esporadicamente. Com o café já desativado, demos a volta no quarteirão à caça de um boteco. Paramos no restaurante Tom’s e, em vez do café combinado, tomamos uma cerveja. Entrei no assunto de uma vez, já prevendo uma reação de repulsa à ideia, e caí do cavalo: Clóvis mandou que eu fosse tratar da vida no Rio que a agência daria conta do recado por aqui sem mim. Como deu, e não seria diferente.

Retornei a ligação da Vanda de imediato. Já tínhamos definida a questão de números e eu iria, enfim, integrar o staff da Vicar, ainda que por uma única corrida. O chefão Carlos Col seria, foi, o comentarista convidado da transmissão. Lembro que na quarta-feira comentei a questão com o Thiago Camilo, que corria na Copa Petrobras – as corridas não dividiam programação com a Stock Car – e estava na disputa pelo título. “Preciso me dar bem no Rio”, ele me falou. Respondi, com ar quase mediúnico, que ele não ia se dar bem na primeira corrida, mas que venceria a segunda.

Chegou o domingo, 5 de agosto. Enquanto a Truck literalmente pegava fogo em Cascavel (os caminhões de Adalberto Jardim e João Maistro tiveram princípios de incêndio na corrida), eu fazia no Rio minha primeira transmissão da Copa Petrobras de Marcas. Denis Navarro, com o Toyota Corolla do time do Eduardo Bassani, ganhou a primeira corrida. Thiago Camilo, que abandonou a primeira, largou em 15º na segunda com o Chevrolet Astra da equipe do Carlos Alves e venceu, com pista molhada. “Que boca você tem, meu!”, ele me disse, depois da corrida. “Lembrei da sua previsão assim que recebi a bandeirada”. Fiz aquela cara de quem finge saber o que estava falando e disse que ele me devia uma pizza a mais pelo palpite certeiro – já havia perdido uma ou duas em apostas de futebol. Ele sorriu, me deu um tapa no ombro e concordou.

Thiago saiu da categoria, eu entrei em definitivo um ano depois. Ele jamais me convidou para pizza alguma. Mas tem crédito na casa e mais três anos de prazo para isso.

Camilo 02

Deixe um comentário

