Quatro horas de corridas

GAZETA 2 - STOCK CAR (Bruno Gorski)

CASCAVEL – Quatro horas de corridas. É isso que nos reserva o fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, para onde já se dirige toda a horda do automobilismo brasileiro em seus mais variados âmbitos – com o devido perdão pelo mau termo.

Que ninguém intua nada relativo ao Endurance Brasil, que começou encorpado com duas boas corridas no Rio Grande do Sul, em que pese os dirigentes torcerem o nariz para o uso da palavra “Brasil” no nome do campeonato, sob a prerrogativa de determinado adendo. Menos ainda algo relativo à prova 800 Quilômetros de Curitiba, que essa vai acontecer só em 5 de julho e dela só o que sei até o momento, além da data, é que está sob a batuta do incansável Daniel Procópio, que ainda tenta incluí-la no calendário do Endurance… hã… bem, do Endurance Brasil.

Falo do fim de semana em Curitiba, deste que se aproxima, dias 30 e 31 de maio. A programação dos treinos livres e classificatórios vai começar na sexta-feira, e as corridas, válidas por quatro campeonatos, vão acontecer no sábado e no domingo.

O carro-chefe da festa, claro, é a Stock Car, com seu Circuito Schin, com as duas corridas no domingo. A primeira com 48 minutos e mais uma volta, a segunda com 28 minutos e mais uma volta. Arredondemos para 80 minutos de corrida, que é o que vai dar no fim das contas, salvo uma interrupção de alguma prova por bandeira vermelha.

GAZETA 1 - TURISMO (Vanderley Soares)

Tem também o Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock. As duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, têm a mesma duração, 30 minutos e mais uma volta. Grosso modo, vamos a mais 63 minutos de corridas. A Copa Petrobras de Marcas terá, igualmente, uma corrida no sábado e outra no domingo, cada uma com 25 minutos e mais uma volta. Coloque mais 53 minutos na conta. Por fim, o Mercedes-Benz Challenge, esse com corrida única, de 45 minutos e nem mais um centavo.

Colocando desta forma, serão exatos 241 minutos de corridas. Ok, quatro horas, não precisamos fazer tanta conta assim. Fora isso, somando treinos livres e classificatórios, teremos mais de doze horas de motores roncando – 7h50min de pista liberada na sexta-feira, outras 4h30min no sábado.

Aí abaixo destrincho a programação completa do fim de semana, considerando apenas (“apenas”?) as sete corridas e os horários de suas largadas.

Sábado

14h05 – Campeonato Brasileiro de Turismo (primeira corrida, 30 minutos mais uma volta)

16h05 – Copa Petrobras de Marcas (primeira corrida, 25 minutos mais uma volta)

Domingo

8h40 – Campeonato Brasileiro de Turismo (segunda corrida, 30 minutos mais uma volta)

10h00 – Copa Petrobras de Marcas (segunda corrida, 25 minutos mais uma volta)

11h15 – Mercedes-Benz Challenge (corrida única, 45 minutos)

13h05 – Stock Car (primeira corrida, 35 voltas, ou 48 minutos mais uma volta)

14h20 – Stock Car (segunda corrida, 20 voltas, ou 28 minutos mais uma volta)

251180_495211_fdv_5600

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s