Spyder Race com oito etapas

Imagem

CASCAVEL – Bati um papo bacana, agora à noite, com o Peter Wilian Januário, manda-chuva da Spyder Race desde sua criação, em 2003. Ou “diretor, colaborador, office-boy, carregador, de tudo um pouco”, como ele define com o bom-humor de sempre – afinal, leva a organização da categoria no peito desde sempre. Peter, também como sempre, vive uma expectativa danada para o Campeonato Interestadual deste ano, que terá oito etapas em quatro pistas de três estados.

O calendário de corridas da Spyder Race que o Peter me ditou é o seguinte: 16 de março – Interlagos; 27 de abril – Interlagos; 18 de maio – Londrina; 22 de junho – Interlagos; 24 de agosto – Curitiba; 21 de setembro – Campo Grande; 12 de outubro – Londrina; 9 de novembro – Curitiba.

Imagem

As categorias P1 e P2 terão o mesmo pacote técnico – motor Volkswagen 2.0 AP e câmbio de cinco marchas com engate em H. O que vai distribuir os pilotos em uma ou outra é a graduação de cada um. Quem já terminou campeonatos da Spyer Race entre os três primeiros vai para a P1; os que terminaram do quarto lugar para trás e os egressos de campeonatos regionais comporão a P2. Simples assim.

A partir da segunda etapa o grid vai incorporar também os carros da Fórmula Spyder Race, organizada em Londrina por Leandro Totti. Esses carros, que vão compor a categoria P3, são cobertos com a versão de carenagem anterior, equipados motor Volkswagen 1.8 AP, câmbio de cinco marchas e diagrama de engate também em H. O campeonato da P3 terá só sete etapas.

Imagem

E por que os carros da Fórmula Spyder Race, ou da P3, só vão compor o grid a partir da segunda etapa? Porque a primeira, em Interlagos, vai acontecer no mesmo dia da corrida de abertura da temporada da Fórmula Truck, em Caruaru. Totti, piloto da Truck, estará fora de combate para coordenar toda a operação longe de Londrina. Outras duas datas vão bater as com a Truck – 18 de maio e 12 de outubro, dias em que os caminhões vão comandar a festa em Interlagos e em Guaporé. Essas duas etapas da Spyder Race, no entanto, vão acontecer em Londrina, base do campeonato de Totti, toda a equipe de trabalho estará lá, a operação estará literalmente em casa, não haverá qualquer contratempo.  Assim, a abertura do campeonato, em Interlagos, terá no grid uns 15 carros. Nas demais etapas, já incorporando a P3, essa média vai girar em torno de 27, aposta o Peter.

A Spyder Race, já disse isso lá no primeiro parágrafo, foi criada em 2003. Teve sete temporadas compondo o Campeonato Paulista de Automobilismo, fase que durou até 2009. Em 2010, ganhou status oficial de Campeonato Brasileiro – e nesse caso o termo “oficial” está bem empregado, não tem função de encher linguiça como na maioria das vezes em que é utilizado para assuntos do nosso automobilismo. Não custa citar quem foram os campeões brasileiros – Fúlvio Marote, Fábio perez e Fernando Fortes, na categoria principal, Marcelo Campagnolo, Válter Pinheiro e Jansen Bueno, na Light. Em 2013, já como Campeonato Interestadual, os campeões foram Sérgio Pistili, com o carro aí abaixo na categoria P1, Carlos Souza, na P2, e Ricardo Kastropil, na P3.

Imagem

Votos de sucesso, sempre, ao Peter e à rapaziada que de fato faz a Spyder Race acontecer. É uma categoria que tem um formato interessantíssimo. Perguntem a quem acelera seus carros para ver. Em suma, os pilotos adoram o vento na cara com tamanhas velocidade e estabilidade. Um dia ainda participo de uma corrida com deles – mas é melhor falar pouco, já assumi essa dívida com o pessoal do Paulista de Marcas e também da Sprint Race e, honestamente, não sei se tenho colhões para honrá-la.

4 pensamentos sobre “Spyder Race com oito etapas

  1. A antiga categoria P1 que era livre deixou de existir?Caras que andavam nela como o Sergio Pistili, Henrique Assunção irão mudar para outra categoria?Acho que a falta desse pilotos farão a corrida perder parte do charme.

  2. João, fizemos reunião com todas as Equipes presentes, todos estão cientes. As mudanças foram solicitadas por voto da maioria das Equipes, então sendo assim, as mudanças estão sendo feitas. Sergio Pistili concordou com a mudança, e está nos ajudando com os desenvolvimentos. Qualquer dúvida – peter@spyderrace,com.br

    Abraços.

    Peter Junior

    • As etapas do Paulista de Automobilismo são sempre abertas ao público, Cleomar. Quando chegar a semana da etapa envie um e-mail para o endereço do Peter, citado no comentário aí acima, e tenho certeza de que ele lhe providenciará uma credencial de box. Grande abraço.

Deixe um comentário